A diferença entre Tristeza, Depressão e Melancolia


É muito comum confundirmos tristeza com depressão, ainda mais em nossa sociedade atual que com o advento das redes sociais é criado um clima de 24 HORAS DE MOMENTOS FELIZES, onde por exemplo ninguém posta foto de contas atrasadas, dispensa vazia, conta de luz cortada, quintal com roupa estendida, pilha de louças para lavar e etc.
Cria-se a fantasia de que de que FELICIDADE é um estado máximo que todos desejam alcançar e que se no meio da jornada bater uma tristeza ”tem que tomar cuidado por pode ser depressão”.
Uma tremenda bobagem de senso comum.
A tristeza assim como a felicidade, a raiva e o amor são emoções humanas que fazem parte de nossa existência e precisamos aprender a conviver e expressa-las, e que a VERDADEIRA FELICIDADE é o encontro com si-mesmo aceitando todos os seus aspectos positivos (conscientes) e negativos (inconscientes que são o seu lado sombra, como diz na psicologia analítica). Esta integração em busca por si-mesmo é o que posso considerar a verdadeira felicidade e não o que encontramos por ai nas redes sociais – que diga-se de passagem – tem deixado muita gente doente e frustrada por não ter a vida que o ”outro” tem, onde só existe momentos de sucesso e alegria. Mas ai me surge uma outra dúvida: Não seria esta a função das redes sociais? Promover indiretamente e fantasiado de “lobo em pele de cordeiro” a frustração e deixarmos doentes para sermos reféns do sistema mundano? Tenho minhas dúvidas. Mas esta reflexão fica para um outro post.
Mas voltando ao assunto….
É comum a gente confundir as coisas, seja por falta de conhecimento ou porque não queremos saber e nos deixamos levar pela maré.
Então pesquisando mais sobre o assunto encontrei este vídeo de um médico psiquiatra Guilherme Olival explicado de maneira simples e objetiva estas diferenças.
Convido você a assistir e se fizer sentido para você compartilhe este post com outras pessoas afinal todos precisam aprender mais sobre estes temas que ainda não um tabu em nossa sociedade, principalmente a depressão:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ave de Minerva alça seu voo ao entardecer

Resenha Livro O coração das coisas - livro de Leandro Karnal

Tudo está interconectado e Interligado no Universo