Resenha Livro O coração das coisas - livro de Leandro Karnal


Sou admirador e fã do Leandro Karnal.

Ele é uma de minhas principais referências no ofício de professor na educação brasileira.

Fiquei sabendo sobre o lançamento de seu novo livro O coração das coisas e  decidir ir com minha esposa.

O lançamento em SP foi na livraria Martins Fontes na Av Paulista:


Resenha O Coração das coisas:


Sinopse

“Ver o todo pela parte e adensar coisas passageiras em seu sentido maior: eis minha maneira de encarar o coração de tudo.”“Entre o herói e o canalha, existe uma outra categoria, talvez a mais numerosa, o cúmplice silencioso, que nada fez para ajudar e também não tomou parte direta nas mortes. A maioria calada é sempre a face tranquila do mal em todas as épocas.”“Nunca tantos seres humanos tiveram a capacidade de ler. Nunca tantos leitores tiveram crescente dificuldade com a interpretação do lido.”“A dúvida incomoda muito e, não obstante, dela nasce quase toda transformação científica ou de valores.”“Viver é traduzir, ressignificar, adaptar, compreender, refazer, trair, ser literal ou fugir do original em bela licença poética.”


O livro é uma coleta e de crônicas diversas e que estão reunidas em quatro capítulos que não se comunicam entre si, o que quer dizer que você pode ler de maneira aleatória os capítulos.

Uma leitura leve e agradável onde Karnal faz muitas referências a contextos históricos que embasam a sua argumentação do raciocínio.

Em momentos me senti perdido devido às referências históricas, mas ainda assim prossegui com a leitura e pude captar a mensagem do capítulo.

É um livro repleto de reflexões das mais variadas, passa do por questões metafísicas, história, educação e dia-a-dia.

Certamente ao ler este livro podemos trazer muitos conteúdos reflexivos ao nosso dia a dia.

Na minha opinião é impossível absorver tudo em apenas uma leitura, no meu caso o livro contém muitas partes que foram marcadas com marca texto para que em um outro momento tais pontos possam me ajudar a relembrar certas questões.

Enfim, se você é como eu que admira o trabalho do Leandro Karnal recomendo a sua leitura, e você que não é também recomendo, pois poderá ser beneficiado a tais reflexões que serão provocadas em você.


Um abraço e até a próxima.


PS: Se você tiver interesse em adiquir o livro pela Amazon clique na imagem abaixo que você poderá comprar tanto a versão física quanto a versão digital do livro:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A filosofia da esperança

A ave de Minerva alça seu voo ao entardecer

Tudo está interconectado e Interligado no Universo