Sobre

Me chamo Rafael Cruz Gama, sou estudante de psicanálise e graduando em Filosofia. Sempre tive o desejo de estudar a mente humana, e o ”algo a mais” que ela tem. Após quase 1 ano de terapia com meu psicólogo que também é psicanalista da linha Junguiana, fui me descobrindo e conhecendo a minha essência de ser humano. A terapia é incrível pois temos a oportunidade de nos conhecermos de verdade.
Nós achamos que nos conhecemos, mas na verdade nós temos uma ”ideia” do que a gente acha que a gente é. Nós confundimos os nossos papeis sociais com o que verdadeiramente nós somos de fato.
A psicanálise é um convite a jornada do auto-conhecimento em nosso mais íntimo ser. Entender o porque somos como somos é um processo desafiador e muitas vezes angustiante. Mas quando temos a consciência de nossos comportamentos, temos a oportunidade de mudar e nos libertarmos de certas atitudes que nos escravizam e assim criamos novas causas e condições para o amanhã ser melhor do que o hoje.
Então resolvi adentrar no campo da mente, onde na psicanálise o objeto de estudo é o nosso inconsciente. Nós repetimos um comportamento porque este está “gravado” em nosso inconsciente. Este comportamento pode ser um ”trauma” como dizemos em psicanálise. E este trauma (recalque) é o que está fazendo com que agimos de maneira que agimos, mas nós não temos consciência disso!
A psicanálise para mim é uma enorme satisfação: Entender como nós seres humanos funcionamos e ter a oportunidade de ajudar o próximo a ter o seu sofrimento cessado, não tem preço. E por esta razão resolvi estudar a psicanálise. A psicanálise se tornou meu propósito de vida.
A mente humana é algo que jamais será copiado. As inteligências artificiais jamais terão emoções e sentimentos e uma alma.
Este blog é onde procuro reunir conteúdos sobre psicanálise e também reflexões de minha autoria, resumo de estudos, artigos sobre filosofia e etc.
Seja bem vindo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ave de Minerva alça seu voo ao entardecer

Resenha Livro O coração das coisas - livro de Leandro Karnal

Tudo está interconectado e Interligado no Universo